AMBIENTAL MATA ATLÂNTICA: TREINAMENTO E CONSULTORIA

Temos estabelecido parcerias com Instituições de destaque na defesa do meio ambiente e em ações eficazes de restauração ecossistêmica, entre elas o Instituto Terra, Fundación Moisés Bertoni (Paraguai) e Itaipú Binacional.

A AMBIENTAL MATA ATLÂNTICA: TREINAMENTO E CONSULTORIA tem como objetivo contribuir para que ocorra a transformação positiva de ecossistemas já degradados em florestas auto-sustentadas, com a reintrodução de espécies arbóreas antes existentes na região. Nesse contexto, a Ambiental Mata Atlântica: Treinamento e Consultoria voltou-se para a oferta de consultoria, coleta e realização de cursos que contribuíssem para ampliar a diversidade de espécies arbóreas necessárias ao projetos e programas de restauração florestal.

A oferta de sementes é o principal “gargalo” dos programas de recuperação de áreas cujos ecossistemas estejam degradados. O impacto ambiental representa disponibilizar sementes para uso direto na recomposição de áreas de preservação permanente, em projetos de reflorestamento visando a recuperação da Reserva Florestal Legal e projetos de recuperação de áreas degradadas da Mata Atlântica.

Diante dessa lacuna, a Ambiental Mata Atlântica deu prosseguimento às antigas ações da Embrapa Florestas e se lançou na atividade de consultoria e treinamento de coletores de sementes, com ênfase em escalada técnica e segura de árvores de porte muito elevado.

A fim de obedecer a legislação vigente, submeteu o Programa de treinamento e capacitação para coletores de sementes florestais nativas, o que foi RECONHECIDO pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, conforme estabelece o Art. 149-III, do Decreto Nº 5.153, de 23 de julho de 2004.

A AMBIENTAL MATA ATLÂNTICA: TREINAMENTO E CONSULTORIA atua também em todos os segmentos envolvidos na restauração de florestas nativas, contemplando desde a coleta de sementes, elaboração de projetos, produção de sementes e mudas, até a implantação e manutenção de reflorestamentos ecossistêmicos.